Por que tanto calor no Sudeste?

Por que tanto calor no sudeste

O calor vem se intensificando no Sudeste e sendo um tema recorrente nas últimas semanas. Quem vive nas cidades tem sentido o aumento das temperaturas e o desconforto vindo dessas elevações. Recentemente, por exemplo, no Rio de Janeiro foi alertado que a sensação térmica poderia chegar aos 70ºC. Pois é, que loucura!
Desde o amanhecer até o anoitecer, o sol parece nunca dar uma trégua, afetando a nossa rotina, saúde e até o bem-estar.

Mas qual a causa disso? Apresentaremos a vocês alguns dos fenômenos que contribuiem para esse aumento.

La Niña

Esse fenômeno ocorre em intervalo de tempos, sendo responsável pelo resfriamento das camadas mais superficiais no oceano pacífico. No entanto, esse ano ele veio de forma branda contribuindo para o aumento das temperaturas para além do normal quando comparado a outros períodos. Com isso, segundo os meteorologistas, a temperatura mais alta do oceano Atlântico tomou conta e criou um “bloqueio” atmosférico que impede a chegada de uma frente fria.

Aquecimento Adiabático

Esse fenômeno é característico de lugares próximos de montanhas, podendo ocorrer em qualquer época do ano. Esse processo se dá pela direção dos ventos, que forçam a descida do ar montanha a baixo e causam esse calor adiabático.

Aquecimento Global

Grande parte do aumento gradual, ano após ano, é resultado do aquecimento global. Termo que vocês já devem estar familiarizados. Trata-se do aumento anormal da temperatura do planeta terra e sua origem é resultado, principalmente, do acúmulo de gases de efeito estufa na atmosfera. Consequência desse fenômeno, temos a mudança dos padrões climáticos, o derretimento das geleiras e a perda da biodiversidade.

Ilha de Calor

Esse fenômeno ocorre em áreas urbanas, como grande parte das cidades do sudeste. Isso acontece porque as áreas urbanizadas, com muitos prédios e asfalto, absorvem mais calor durante o dia e demorando mais para liberá-lo à noite. O Resultado disso, são as altas na temperatura e sensação térmica registradas.

Dica ZUPT!
Ao comprar um novo eletrodoméstico, certifique-se que ele possui o Selo Procel, assim você garante que o produto possui maior taxa de eficiência energética. Você também pode conferir algumas curiosidades sobre energia elétrica nessas matérias:

Dia do Engenheiro Ambiental

Energia elétrica no Brasil: Confira 5 curiosidades!

Gostou das curiosidades sobre os fenômenos responsáveis pelo calor intenso? Fica ligado no nosso Instagram, Linkedin e Site para saber de tudo que rola no mundo ZUPT!

Sobre o ZUPT:

O ZUPT é um programa inovador de metodologia educacional que, junto ao Procel, promove a eficiência energética, sustentabilidade e cidadania planetária. Com a parceria de concessionárias de energia elétrica, levamos nossa metodologia para escolas de diversas regiões do Brasil.