Papel das escolas no combate às Fake News

Papel das escolas no combate às Fake News

Em 01º de abril celebramos o Dia da Mentira, uma data descontraída e repleta de brincadeiras, onde é comum compartilharmos mentiras apenas por diversão. Contudo, é fundamental refletirmos sobre o tipo de “mentira” que não tem nada de branda: as Fake News.

Fake News, ou notícias falsas, distorcem ou inventam informações com a intenção de enganar o público e ganhar engajamento. Embora elas existam desde sempre, o fenômeno ganhou uma proporção imensa nos últimos anos, especialmente com o avanço das redes sociais e a popularização da internet. Segundo estudos, as pessoas têm cerca de 70% mais chances de compartilhar notícias falsas do que as verdadeiras. Isso se deve, em grande parte, ao apelo emocional que muitas dessas informações provocam, criando sensações de medo, indignação ou urgência, que incentivam a propagação do conteúdo.

A disseminação dessas notícias falsas não ocorre apenas entre adultos, mas também afeta significativamente crianças e adolescentes, que estão cada vez mais expostos às redes sociais desde cedo.

Instituição de ensino como meio transformador

Imagem do Canva

As instituições de ensino, portanto, tem a responsabilidade de integrar em suas práticas pedagógicas o desenvolvimento de habilidades de pensamento crítico, especialmente no que diz respeito à verificação de fontes. É necessário que os estudantes compreendam a importância de questionar e pesquisar antes de aceitar uma notícia como verdadeira.

A preocupação com as Fake News é real e deve ser combatida pela sociedade, dentro e fora da sala de aula. Isso vale tanto para nossos jovens, como para cada um de nós.

Jovens informados, se tornam adultos conscientes e preocupados com o mundo ao seu redor. E lembre-se a cidadania planetária vai além das questões de preservação ao meio ambiente, mas também questões sociais.

Dica ZUPT!
Ao comprar um novo eletrodoméstico, certifique-se que ele possui o Selo Procel, assim você garante que o produto possui maior taxa de eficiência energética. Você também pode conferir algumas curiosidades sobre energia elétrica nessas matérias:

Dia do Engenheiro Ambiental

Energia elétrica no Brasil: Confira 5 curiosidades!

Gostou das curiosidades sobre Design de Experiência? Fica ligado no nosso Instagram, Linkedin e Site para saber de tudo que rola no mundo ZUPT

Sobre o ZUPT:

O ZUPT é um programa inovador de metodologia educacional que, junto ao Procel, promove a eficiência energética, sustentabilidade e cidadania planetária. Com a parceria de concessionárias de energia elétrica, levamos nossa metodologia para escolas de diversas regiões do Brasil.

Capa: Design por Geovanni Mateus